quarta-feira, 25 de junho de 2014

Campeões Nacionais!!!

O projeto de formação desportiva “Voleibol Amares” (do Agrupamento de Escolas de Amares), voltou a destacar-se nas competições GiraVolei em que participou.
Nos campeonatos regionais realizados em Esposende (30 de maio), os jogos efetuados de manhã correram muito bem e deixaram a nossa comitiva confiante relativamente à fase final que teria lugar nessa mesma tarde. Acontece que à medida que o tempo ia passando o vento se tornava cada vez mais forte e os jogos acabaram por ser muito condicionados e os resultados algo aleatórios. Como consequência, vimos algumas das nossas duplas perderem nas meias finais jogos contra adversários que tinham vencido com facilidade na fase de grupos.
Ainda assim, o balanço final foi muito positivo pois conseguimos ter 4 equipas entre os melhores regionais:
  • 13/15 anos Nível I - Campeões (João Amaral Lopes/Sérgio Almeida), Vice-campeões (João Tiago Saraiva/Tiago Oliveira);
  • 13/15 anos Nível II - Vice-campeões (Miguel Rocha/Ricardo Tavares) e terceiros classificados (Alexandre Maia/Carlos Soares).
Infelizmente, se as condições climatéricas tivessem sido outras, não penalizando tanto os jogadores que procuravam a estruturação das jogadas nas suas 3 fases, talvez as nossas 3 duplas que se classificaram em 4º lugar dos respetivos escalões (Francisca Antunes/Sylvie Freitas; Diogo Marques/Joel Barreiro; Pedro Torres/Samuel Silva) tivessem tido oportunidade de se apurarem para o Campeonato Nacional.
Relativamente a esta competição (Maia, 14 e 15 de junho), este ano foi notório um aumento global da qualidade do voleibol praticado e também uma atitude de grande desportivismo por parte das duplas que conseguiram disputar os lugares mais altos da classificação.
No sábado, primeiro dia de jogos, as nossas 4 equipas jogaram muito bem e asseguraram o apuramento para as fases finais no 1º ou 2º lugar dos respetivos grupos abrindo caminho para uma prestação final que dificilmente poderia ter sido melhor!
 Assim, no domingo, a dupla Alexandre Maia/Carlos Soares apenas foi derrotada nos quartos de final, e as duplas João Amaral Lopes/Sérgio Almeida e João Tiago Saraiva/Tiago Oliveira acabaram por disputar entre si o 3º e 4º lugares. Refira-se a este propósito que as meias finais foram muitíssimo bem disputadas e que o João Amaral Lopes e o Sérgio Almeida perderam o seu jogo com aqueles que viriam a sagrar-se campeões nacionais (numa final fácil) por apenas um ponto. Aliás, a qualidade e a intensidade dessa meia-final (13/15 anos – Nível I) foi tão elevada que se juntou uma plateia enorme para assistir à fase terminal do jogo.
Por último, numa final equilibrada e com jogadas espetaculares (tão grandes eram as competências técnico-táticas  dos praticantes) a nossa dupla Miguel Rocha/Ricardo Tavares logrou a conquista do Título Nacional no escalão 13/15 anos - Nível II.
Perante estes resultados só nos resta afirmar… os voleibolistas e o voleibol de Amares estão de parabéns!!
Antes de terminar, e como não podia deixar de ser pois estes títulos são também deles, agradecemos o apoio da direção do Agrupamento, do Município de Amares e dos nossos parceiros (Intermarché de Amares e Farmácia Sá Couto).




Campeões Nacionais
13/15 anos - Nível II
Miguel Rocha e Ricardo Tavares
3ºs classificados 13/15 anos - Nível I
João Amaral Lopes e Sergio Almeida
4ºs classificados 13/15 anos - Nível I
João Tiago Saraiva e Tiago Oliveira
5ºs classificados 13/15 anos - Nível II
Alexandre Maia e Carlos Soares



Podem ver as fotografias nas seguintes ligações:

Sem comentários: