quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Balanço do ano 2014 - Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares"

Quando, no ano transato, terminámos a elaboração do balanço do nosso projeto, ficámos com a sensação de que a evolução tinha sido tal, tanto em termos de dinâmica como de resultados, que seria muito difícil manter/superar esse patamar. Nada mais errado… 2014 foi um ano em grande!
Desde logo, a equipa de Iniciados masculinos do Agrupamento de Escolas de Amares logrou revalidar o título de campeã regional do Desporto Escolar, distinção mais elevada do escalão em questão, e nos restantes escalões de Voleibol de pavilhão, todas as equipas (Infantis e Juvenis) foram campeãs distritais. No tocante às competições de duplas, destacamos, entre muitos outros feitos que se encontram detalhados em baixo, a conquista de dois títulos nacionais:
•    VOLEIBOL de PAVILHÃO:
•    Equipa de Infantis masculinos – campeã distrital (neste escalão não há campeonato regional);
•    Equipa de Iniciados masculinos – campeã distrital e campeã regional (neste escalão não há campeonato nacional);
•    Equipa de Juvenis masculinos – campeã distrital;
•    Equipa de Minis B participante no quadro competitivo Federativo – inúmeras vitórias em jogos dos vários torneios disputados.
•    VOLEIBOL de DUPLAS:
•    GiraVolei - 13-15 anos (nível I masculino) campeões nacionais; vice-campeões e 3º classificados Regionais;
•    GiraVolei - 13-15 anos (nível II masculino) 3º e 4º lugar nacional; campeões e vice-campeões Regionais;
•    Ar-Livre – campeões e vice-campeões regionais de Infantis;
•    Ar-Livre – vice-campeões e terceiros classificados regionais de Cadetes;
•    Ar-Livre – campeões nacionais de juniores (no âmbito da parceria estabelecida com o FC de Amares).
Paralelamente, demos continuidade à participação nos quadros competitivos federados com a equipa de Infantis/Minis B e reforçamos as participações em torneios externos.
No AMB Volleyball Tour (Espinho, 1 a 5 de julho), triplicamos o número de equipas inscritas, com uma delas a disputar o jogo de atribuição dos 3 e 4º lugares, e na vertente da arbitragem o contributo dos nossos alunos voltou a ser, como afirmou a organização, fundamental para o sucesso deste evento de nível internacional (estiveram em Espinho 45 representantes do projeto).
Na Viana Volley Cup (Viana do Castelo, 26 a 28 de dezembro), estivemos presentes com a maior comitiva de sempre em eventos deste caráter: foram 50 (23 jogadores e 27 árbitros) os dignos representantes do projeto/Agrupamento de Escolas de Amares. Desta feita, para além do aumento do número de equipas em competição relativamente a 2013 (3 equipas, uma das quais logrou alcançar o 3º lugar), a intervenção ao nível da arbitragem foi muito maior, dado que a coordenação e ajuizamento dos jogos mais complexos ficou a cargo dos nossos alunos, tendo o seu mérito sido largamente elogiado pela organização como se pode verificar através da consulta da notícia publicada no nosso site.
É claro que este desempenho ao nível da arbitragem não seria possível sem a realização de ações de formação específicas ao nível da escola para que os nossos atletas adquiram as competências necessárias ao desempenho de tão importantes, e tantas vezes desvalorizadas, tarefas (dois momentos formativos distintos, um em novembro e outro em dezembro). Na sequência de todo este trabalho, os árbitros do projeto representaram o Agrupamento de Escolas de Amares na ação de formação promovida pela Coordenação Local do Desporto Escolar e tiveram um desempenho excelente, com 7 elementos a serem selecionados para a formação de nível III com uma média de 93% na avaliação realizada.
Ainda neste âmbito, o Projeto de Formação Desportiva “Voleibol Amares” esteve presente no Campeonato do Mundo sub19 de Voleibol de Praia que teve lugar Porto (29 de julho a 3 de agosto).
Como é evidente, toda esta dinâmica seria impossível sem o apoio incondicional da direção do Agrupamento de Escolas de Amares e dos nossos parceiros (Município de Amares, Intermarché de Amares, Farmácia do Mercado e Gráfica Santa Luzia), que já renovaram o apadrinhamento do Projeto para 2015.










Sem comentários: