quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Muito Voleibol, muitas iniciativas e ainda mais animação...


Este primeiro período foi rico em iniciativas promovidas pelo Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares" do AE de Amares.
As mais recentes foram o Intercâmbio Desportivo com o AE da Gafanha da Nazaré graças ao qual visitámos a ES da Gafanha, estabelecimento de ensino recém intervencionado e que tem umas instalações fantásticas. Ao longo de dois dias muito intensos (12 e 13 de novembro), o nosso anfitrião, o professor Tiago Lopes proporcionou-nos, uma visita ao navio museu "Santo André", uma noite de cinema, momentos de convívio inesquecíveis e, claro está, inúmeras oportunidades para jogar Voleibol. No momento da partida ficaram os agradecimentos dos 44 representantes do AE de Amares, a troca de contactos para as saudades não serem tantas e a certeza de que nos voltaremos a ver no final do ano letivo, novamente na Gafanha. Pode ser que nessa altura o São Pedro nos permita umas "aventuras aquáticas" ;)




Uns dias depois, em 26 de novembro, realizamos o II Torneio de Voleibol do Desporto Escolar, momento de salutar convívio entre todas as 6 equipas de Voleibol do agrupamento (infantis femininas e masculinos - EB e ESA, iniciados masculinos, juvenis femininas e masculinos), num total de 76 animados voleibolistas que muito se divertiram em jogos reduzidos que tiveram como principal objetivo a partilha de experiências e competências entre  "mais nov@s" e "mais velh@s", algo que foi plenamente alcançado como se pôde verificar pelo espírito de grande cooperação apresentados por todas as equipas; conjuntos nos quais se "misturaram" jogadores do 5º ao 12º ano.
Depois desta fase inicial, chegou o momento de cada equipa se organizar para fazermos alguns jogos formais que serviram de 1º teste competitivo, aspeto muito importante porque os primeiros desafios dos vários campeonatos estão a chegar.

No dia 2 de dezembro foram comemorados os 10 anos do PFDVA e tivemos connosco todos aqueles que contribuem para esta grande família do Voleibol do AE Amares: os seus fantásticos jogadores, os ex-jogadores (alguns dos quais fizeram questão de nos visitar nesse dia), o diretor, o vice-presidente da autarquia, os parceiros, o Coordenador Local do Desporto Escolar, o Coordenador Nacional do Voleibol do Desporto Escolar e ainda o ilustre convidado, professor Rui Pedro Silva, referência do Voleibol de alto nível em Portugal e atual treinador do Sporting Clube de Espinho que nos abriu horizontes para um “Voleibol mais evoluído” e deixou referências concretas quanto ao caminho a seguir. Nesse dia tão especial, a cerimónia comemorativa também integrou a entrega de prémios relativos aos primeiros lugares dos campeonatos CLDE alcançados por todas as nossas equipas (Iniciados e Juvenis em 1º lugar e Infantis em 2º). O evento que teve início às 14h00, desenrolou-se ao longo da tarde e início da noite, tendo culminado com a realização de um animado torneio informal entre os atuais jogadores e os seus colegas mais velhos que já seguiram outros rumos.
Ainda a propósito desta comemoração, não podemos deixar de sublinhar a colaboração exemplar dos alunos e professores do Curso de Turismo da Escola Secundária de Amares (11º E) que com a sua disponibilidade, brio e excelente desempenho em todas as fases das comemorações (desde a condução e apresentação da cerimónia ao serviço de bar) as tornaram inesquecíveis.


Sem comentários: