sexta-feira, 10 de julho de 2015

Regional de Ar Livre e AMB 2015 - Voleibol do AE de Amares: mais e melhor




Depois do campeonato Regional de Ar Livre (Guimarães - 20 de junho), onde a nossa comitiva esteve em bom plano conseguindo conquistar o título de campeã no escalão de Infantis (dupla - José Jesus/Rúben Tinoco) e, no escalão de iniciados, o título de vice-campeã (dupla - Carlos Soares/Cristóvão Guerra) e um terceiro lugar (dupla - José Soares/Rafael Ribeiro), foi a vez da grande aventura do ano... a participação no Torneio Internacional AMB 2015 que teve lugar em Espinho de 29 de junho a 5 de julho.

Se a edição deste ano do AMB, bateu todos os recordes - foram 2480 os atletas inscritos, mais de 200 voluntários, 16 campos a funcionar em simultâneo de manhã à noite (mais os campos da competição de Minis), dias com mais de 200 jogos e clubes de inúmeros países da Europa, de África e da América - a comitiva do Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares" do AE de Amares também contribuiu para isso: participamos pela primeira vez com 3 equipas (2 no escalão de iniciados e 1 no escalão de infantis) e assegurámos 29 árbitros.

Durante os seis dias de competição, a animação foi enorme, com duas idas à piscina solário de Espinho; com a "participação" no jogo das Estrelas entre as equipas representantes de Portugal e da Itália - onde o Gabriel Fernandes (7ºD) entrou em campo com um dos jogadores em representação do nosso projeto; com a presença na animada festa de 6ª feira à noite e com a partilha de inúmeros momentos de convívio no local de alojamento, a Escola do 1º Ciclo com Jardim de Infância da Quinta da Seara, onde apenas ficaram alojados os 50 elementos da nossa comitiva.

A este propósito, tem de ser enaltecido o espírito de grande responsabilidade e sentido cívico dos nossos alunos pois utilizaram um estabelecimento de ensino em funcionamento - onde se encontravam crianças do pré-escolar, funcionários, docentes e educadores - respeitando as regras definidas e zelando pela organização e higiene dos espaços que lhes estavam destinados e mantendo intocáveis os materiais pedagógicos aí existentes. Embora este facto não constitua surpresa para o projeto, também não podemos ficar indiferentes à harmonia, alegria e disciplina deste grupo de meia centena de jovens tão heterogéneo (com alun@s com idades entre os 12 e os 18 anos), que com a distinção da sua postura muito honrou Amares e o seu Agrupamento de Escolas.

Um outro aspeto que muito nos dignificou foi o desempenho dos nossos 29 árbitros, como comprovou o agradecimento pessoal do Miguel Maia no qual ele sublinhou a enorme dedicação, disponibilidade e qualidade técnica da "equipa" (esta última confirmada pela convocação para inúmeras finais).
Se isoladamente estes aspetos são gratificantes, sabermos que as várias edições do AMB teriam, se não fossem os "juízes" de Amares, tido dificuldades muito sérias num dos domínios fundamentais de qualquer evento desportivo, deve deixar-nos ainda mais realizados.

No tocante à vertente competitiva, o grau de exigência com que as nossas equipas se depararam foi muito grande; na maioria dos dias, tiveram de realizar dois jogos, suportando o respetivo impacto em termos fisiológicos e estruturais, e debateram-se com adversários que colocaram desafios técnicos e táticos de nível elevado. Estes fatores contribuíram de forma decisiva para o grande crescimento desportivo nos jovens ao longo da semana; a tal ponto que, no final, todos ficámos com a certeza de que se o torneio pudesse ser repetido de imediato, o desempenho em campo seria muito melhor. Isto sim, constitui uma enorme vitória pois permitirá encarar os desafios futuros com mais confiança, competência e com um grupo mais coeso em termos relacionais e emocionais.
Quanto aos resultados, a nossa comitiva logrou um feito inédito: o 3º lugar no escalão de iniciados. Se as restantes equipas não chegaram tão longe, tal sucedeu em parte porque o enfoque foi colocado na gestão pedagógica do plantel, como deve acontecer num projeto de formação desportiva coerente, e ainda por terem sido experimentadas diferentes soluções táticas e ao nível das funções específicas dos jogadores. Resumindo, todos estão de parabéns!



Tem ainda de ser referido que a alegria, harmonia e os sucessos vividos pela comitiva do Voleibol do AE de Amares na edição 2015 do AMB, apenas foram possíveis por termos contado com a fabulosa colaboração da nossa ex-atleta Gira-volei e recém licenciada em Educação Física, Mafalda Brandão.

Obrigado Mafalda por toda a disponibilidade, competência, sensibilidade e capacidade mobilização! São estes os ingredientes para um futuro profissional pleno de realização e sucessos!

Para terminar, agradecemos aos nossos parceiros por todo o apoio e à autarquia de Amares o transporte de ida e volta para o evento, contributo sem o qual a participação nestas importantes iniciativas estaria comprometida.

As fotografias podem ser visualizadas nas seguintes ligações:
- Campeonato Regional de Ar Livre - Guimarães, 20 de junho;
- AMB 2015 - Espinho, 29 de junho a 4 de julho.

Sem comentários: