quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares" - Balanço de 2013

Na época de 2013 teve lugar, sem qualquer margem para dúvidas, uma evolução marcante na dinâmica do Projeto de Formação Desportiva "Voleibol Amares" e na consolidação da sua estrutura e funcionamento.
A comprová-lo está o primeiro título de campeões Regionais do Desporto Escolar (Iniciados) alguma vez alcançado por equipas do Agrupamento de Escolas de Amares; o aumento do número de títulos conquistados (descritos na relação apresentada em baixo); a primeira participação em quadros competitivos federados (equipa de Infantis/Minis B); as primeiras participações em torneis externos (AMB em Espinho – julho; Voleibol Viana Cup em Viana – dezembro) e o alargamento da participação com árbitros e voluntários tanto em provas nacionais como em competições do mais elevado gabarito desportivo (Etapa do Circuito Nacional de Voleibol de Praia de Amares; Mundial sub-19 de Voleibol de Praia; Campeonato Europeu Universitário e outras competições promovidas por clubes nacionais).
De forma concreta, deixamos aqui o balanço das conquistas mais significativas do Projeto nas várias frentes em que se encontra envolvido: equipas de voleibol de pavilhão (Desporto Escolar e Federado - Minis B) e duplas de “Ar Livre” e “GiraVolei” (competições promovidas pela Federação Portuguesa de Voleibol).
• VOLEIBOL de PAVILHÃO:
• Equipa de Infantis masculinos – campeã distrital (neste escalão não há campeonato regional);
• Equipa de Iniciados masculinos – campeã distrital e campeã regional (neste escalão não há campeonato nacional);
• Equipa de Juvenis masculinos – campeã distrital e vice-campeã regional;
• Equipa de Minis B participante no quadro competitivo Federativo – qualificação para a disputa do 3º e 4º lugar no Torneio Regional (4º lugar).
• VOLEIBOL de DUPLAS:
• GiraVolei - 13-15 anos (nível I feminino) Campeãs Regionais;
• GiraVolei - 13-15 anos (nível I masculino) Campeões Regionais e Vice-campeões Regionais;
• GiraVolei - 13-15 anos (nível II masculino) Campeões Regionais e Vice-campeões Regionais;
• Ar-Livre – Campeões e Vice-campeões regionais de Infantis;
• Ar-Livre – Campeões e terceiros classificados regionais de Iniciados;
• Ar-Livre – Campeões regionais de Cadetes;

Um outro aspeto determinante para a estabilidade do projeto e que tem vindo a permitir aos nossos jovens praticantes oportunidades cada vez mais diversificadas para ganharem a experiência competitiva indispensável a quem aspira atingir ainda melhores resultados (através da participação em torneios que têm custos de inscrição), é o fato dos nossos parceiros/patrocinadores (Intermarché de Amares, Farmácia Sá Couto e Gráfica Santa Luzia), continuarem a acreditar e a apadrinhar o trabalho desenvolvido por esta grande estrutura sediada no Agrupamento de Escolas de Amares.
Ainda no que aos apoios diz respeito, temos de agradecer o grande contributo da edilidade amarense ao nível do transportes, colaboração sem a qual não seria possível deslocar os nossos jovens para grande parte das iniciativas.
Em termos de formação de árbitros, o nosso agrupamento continua a marcar a diferença e a merecer a confiança da estrutura do Desporto Escolar, da Federação Portuguesa de Voleibol e de várias entidades que teriam dificuldades em assegurar o sucesso dos eventos que promovem sem a nossa colaboração.
Em 2013 tivemos mais uma conquista que muito nos alegrou. Depois de vários meses de uma intensa disputa, o vídeo que ilustra a dinâmica do nosso Centro Gira Volei saiu vitorioso no concurso "O meu vólei é mais divertido que o teu", iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Voleibol e que contou com a participação de inúmeros clubes/equipas. Como aspetos mais positivos desta participação destacamos a grande divulgação do trabalho que é desenvolvido pelos jovens campeões do Voleibol do Agrupamento de Escolas de Amares e as 6 bolas Mikasa do prémio (material que nos fazia imensa falta).
A terminar 2013, tivemos o privilégio de ver as nossas equipas campeãs das competições locais do Desporto Escolar serem distinguidas na cerimónia que também homenageou os alunos que concluíram o Ensino Secundário e os que integraram os Quadros de Mérito, Honra e Mérito Desportivo. Esteve evento, foi muito gratificante para os jogadores, que tão digna e empenhadamente representaram Amares, pois puderam sentir o reconhecimento da comunidade escolar e dos nossos parceiros que nos honraram com a sua presença para entregarem as medalhas de Campeões Distritais do Desporto Escolar às equipas de Infantis, Iniciados e Juvenis masculinos (Clicar AQUI para ver as fotografias).
Para o próximo ano letivo as expectativas são elevadas e passam pela consolidação da dinâmica existente e pela procura de novos títulos que venham enriquecer o nosso historial.

Sem comentários: