sexta-feira, 12 de julho de 2013


 
No passado dia 30 de Junho a equipa de iniciados da Escola Secundaria de Amares, juntamente com vários voluntários/árbitros e as equipas de infantis e juniores do Futebol Clube de Amares partiram para Espinho onde participaram no torneio de Voleibol AMB juntamente com mais de um milhar de atletas de Portugal Continental, dos Açores e de Espanha.
O torneio iniciou-se com uma cerimónia de apresentação das equipas junto da câmara municipal. Foi um momento cheio de energia e excitação em que a nossa equipa rapidamente se destacou.
Os jogos começaram no dia seguinte e apenas acabaram no último dia. Começaram desde logo alguns problemas com a organização do torneio, nomeadamente com os horários dos nossos árbitros que trabalharam o primeiro dia inteiro quase sem descanso... felizmente, a maior parte dos problemas foram-se resolvendo ao longo da semana e ficou-nos a satisfação de sabermos, dito pela organização, que sem eles o Torneio não se tinha realizado.
O ponto alto da semana foi sem dúvida o "jogo das estrelas" que se realizou na nave entre jogadores italianos e portugueses. Ambas as equipas jogaram com uma qualidade extraordinária, com a vitória a ser portuguesa. Uma das melhores partes do jogo foi sem dúvida a entrada dos jogadores em campo. Os jogadores italianos entram em campo a conduzir vespas italianas e os jogadores portugueses a conduzir uma carrinha volkswagen "pão de forma". Esta entrada fenomenal foi seguida dos hinos dos países respetivos com a plateia a levantar-se para ouvir o hino italiano e para cantar o nosso hino.
Um dos grandes problemas que afetou este torneio foram as temperaturas muito elevadas que tornaram extremamente desconfortável a permanência na nave. Felizmente para a nossa
Embora a classificação da equipa dos iniciados de Amares não tenha sido a esperada, este torneio permitiu-nos  melhorar a nossa qualidade de jogo e aprender com os nossos erros. Apesar de tudo é necessário dar os parabéns ás equipas do F.C.A que tiveram um desempenho fantástico e aos vários responsáveis das equipas que nos proporcionaram momentos e experiências incríveis.
Também gostava de agradecer à organização do Torneio AMB que tendo em conta a enorme pressão que se encontrava fez um ótimo trabalho a organizar centenas de jogadores e voluntários e esperemos que tal como a nossa equipa aprenda com os erros, continuando a organizar este torneio melhorando todos os anos  para continuar a proporcionar esta experiência a entusiastas do voleibol e para aumentar a reputação deste desporto fantástico em  Portugal.
Um agradecimento especial à Federação Portuguesa de Voleibol, ao Professor Nuno Reininho e à Câmara de Amares pelo contínuo apoio ao Voleibol e ao desporto. Foi uma forma extraordinária de acabar um ano e são memórias que vão ficar connosco.

equipa os jogos realizavam-se apenas de manhã/início da tarde o que nos permitia divertir e refrescar na piscina ou na praia que ficava a uma distância de 20 minutos a pé.

Autor - Alexandre Silva (9ºC)

Podem ver mais fotografias do Torneio AMB 2013 AQUI

Sem comentários: