Começando pela competição de pavilhão dos mais novos, a equipa de Infantis logrou classificar-se no segundo lugar de um campeonato que, infelizmente, foi “amputado” da derradeira fase. Atendendo a que toda a época foi planificada tendo em vista um apuramento de campeões distritais numa jornada final tipo Taça Latina e à evolução da qualidade do jogo, demonstrada pelos resultados positivos alcançados nos torneios federados da Associação de Voleibol do Porto, esta decisão pouco lógica e tardia da coordenação local do Desporto Escolar acabou por comprometer a possibilidade de ser alcançado o primeiro lugar do pódio.
No escalão de Iniciados, a nossa equipa sagrou-se campeã distrital somando apenas vitórias em todos os jogos das duas fases competitivas. Estes resultados, a forma como o processo de treino tem sido encarado pelo grupo e a prestação nos jogos treino realizados com as equipas masculinas dos escalões superiores do VAEA e com as juvenis femininas do Amares Volei colocam as expectativas para o campeonato regional que se realizará em Viana do Castelo nos dias 3 e 4 de junho num patamar muito elevado.
Quanto aos Juvenis, depois da fabulosa conquista do campeonato interdistrital de Braga e Viana, algo que vinha sendo perseguido nos últimos 2 anos, a participação no campeonato regional foi muito boas mas… “amarga”. A razão é simples, a nossa equipa apenas foi derrotada, num jogo muito equilibrado (1-2), por aqueles que acabariam, 15 dias depois, por se sagrar campeões nacionais e conseguiram terminar o evento com uma relação de sets ganhos/perdidos idêntica àqueles. Mais uma vez, ficou a ideia de que o problema está no início dos jogos/competições e que a solução reside numa abordagem mais focada de alguns aspetos do treino.
No Voleibol de Praia, campeonato que constituiu uma novidade deste ano letivo, o agrupamento esteve num plano excelente. Na etapa de Braga/Viana os juvenis masculinos apuraram 2 equipas para a fase final que se realizará em Espinho no dia 1 de junho (vice-campeões e 4º lugar), as iniciadas femininas também apuraram duas equipas (vice-campeãs e 3º lugar) e os iniciados masculinos apuraram 5 equipas e ocuparam todos os lugares do pódio.
Para acabar em beleza, abordamos a participação das nossas 5 duplas no campeonato nacional de GiraVolei, iniciativa que decorreu em Macedo de Cavaleiros nos dias 28 e 29 de maio. Embora no primeiro dia, não tenham sido realizados quaisquer jogos, devido à chuva e vento que se fizeram sentir, no domingo, as nossas duplas alcançaram um conjunto de resultados que dificilmente voltará a ser igualado: todas elas ficaram em primeiro ou em segundo lugar dos respetivos grupos e as que ficaram em 2º apenas foram derrotadas num jogo e por margens mínimas (1 e 5 pontos).
FANTÁSTICO! Agora, por força da suspensão da competição no primeiro dia, teremos de aguardar pelos dias 8 e 9 de julho para tentarmos dar seguimento a estes ótimos resultados na fase final que se realizará em Matosinhos.
É caso para dizer, o Voleibol do AE de Amares está em GRANDE ;)
As fotografias podem ser visualizadas nas seguintes ligações:
- 2016-04-27 - Etapa de Voleibol de Praia - Amorosa;
- 2016-04-30 - Iniciados - Fafe;
- 2016-05-07 - Regional de Juvenis - S. João da Madeira;
- 2016-05-15 e 16 - Infantis/Minis B - Escola Dr. Francisco Sanches e Castêlo da Maia;
- 2016-05-28 - Nacional GiraVolei Macedo de Cavaleiros.